Saturday, June 22, 2013

Aprendendo e fazendo história com meus alunos - Our generation DOES care!

O mês de junho de 2013 já entrou para a história do Brasil como o período em que o povo brasileiro acordou. Acordou depois de ter tido como gota d'água o reajuste de 20 centavos na tarifa dos ônibus em São Paulo. Acordou milhões de pessoas que têm ido às ruas de muitas cidades para exigir reformas de toda a sorte.

Assim como nossos conterrâneos, eu e minhas turmas não poderíamos ficar de fora desse momento histórico e passamos a semana discutindo, analisando e refletindo sobre o nosso papel na sociedade e de que maneira poderíamos protestar de uma maneira pacífica.

Com minha turma de Letras - Língua Inglesa 2, surgiu a ideia de fazermos um vídeo com nossos anseios após termos lido alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e algumas partes da Constituição Brasileira. Depois disso, os alunos elaboraram sentenças sobre problemas que eles enfrentam diariamente em inglês para então criarmos um vídeo.

Com as sentenças criadas, revisadas e ensaiadas, partimos para a gravação do vídeo na aula de ontem. Escolhemos a orla do Rio Guamá que banha a nossa universidade como locação e começamos a filmar. Foi emocionante ver meus alunos lutando por seus direitos, clamando por mudanças e desejando um futuro melhor para todos! Com a filmagem da aluna Gisele Nascimento, edição da aluna Raquely Caldeira e contribuição de toda a turma, apresento a todos vocês o video:

Our Generation DOES Care!




É assim, educando verdadeiramente, que poderemos ter um Brasil melhor para todos os brasileiros.

Espero que vocês gostem, compartilhem e deixem comentários.

Até breve!





11 comments:

María Laura Iopolo said...

Cintia, muito interessante a atividade que faz com que a realidade de nossas sociedades se espelhe nas escolas. Viva o povo que luta por seus direitos!!

Cintia Costa said...

Muito obrigada por seu comentário, Maria Laura! :-)

Martin McMorrow said...

Bom trabalho. Parabems a tudo mundo da turma.

Martin McMorrow
Massey University, New Zealand
http://tinyurl.com/6xy9h

Cintia Costa said...

Muito obrigada, Martin! :-)

Laprofe said...

Keep up the good work!

samanta said...

Congratulations, anyone would be proud to have those students!! It's so moving.
regards from Buenos Aires!

Vance Stevens said...

You are teaching and learning there in a way that reaches souls and resonates worldwide. I hope you and your students will join us on http://learning2gether.net one Sunday or Monday after noon GMT and tell us more about your protest and your project, how you prepared it, and all the ways that you learned from it?

Cintia Costa said...

Wow, Vance, we will be very happy to share our ideas there! I am going to talk to my students tomorrow about it. :-)

Alejandra Diaz Lill said...

Great video! It provokes deep thought and inspires positive change. Regards from Buenos Aires =)

Pao Andrea said...

Cintia,é muito interessante como você a través deste trabalho mostra a realidade da sociedade brasileira que de fato também é a Argentina.
Considero que como futuros professores devemos tentar formar alunos críticos e preparados para enfrentar o mundo.

Pao Andrea said...
This comment has been removed by the author.